terça-feira, 4 de dezembro de 2018

O que é ler um livro?

O que é ler um livro?

Já me perguntei isso algumas vezes, e, sempre tenho a mesma resposta: prazer. Leitura é prazer (Literatura é uma forma força de prazer), ou ofício, ou modo de fuga de realidade, ou qualquer outra coisa que o seja, ela sempre volta a ser a mesma coisa, ao prazer. Prazer em poder se desligar do mundo real-vívido por alguns instantes e cair em um lugar de criação. Não são os escritores pequenos deuses pessoais que criam mundos alternativos onde a projeção de personagens se tornam funções de vida? Portanto, são realidade alternativas que podem parecer placebos da realidade real, mas tem seu efeito.
Então, o que é ler um livro? É sentir-se nada seu e todo seu ao mesmo tempo, é perder a intimidade enquanto outras "pessoas" criam formas de personalidades... e, gente, quem nunca pegou-se utilizando um bordão de uma persoangem (que goste ou não) em algum momento da vida? Eu mesmo fiz isso várias vezes.
Redundante é qualificar o ato de ler - isso tem sido muito feito. Mas, não posso deixar de ressaltar que ler ajuda a transformar a percepção de mundo. Ler, livros de ficção ou não-ficção, muda a perspectiva quanto o que é real e o quanto é manipulado para que creiamos que seja real. Ler dá, ou melhor, concede, a perspicácia de aperceber-se da conjuntura do ser real à nossa percepção.
Portanto, retorno a fazer a pergunta: o que é ler um livro?
Ler um livro, pensando bem, vejo que Hesse tem razão, ler é um ato de Contemplação. Creio nisso agora, penso que isso está certo agora, depois de ler e reler o que ele nos mostra ao falar de contemplação em relação à leitura:

"Contemplação, não é pesquisa ou crítica; ela nada é senão amor. É o mais nobre e desejável estado da nossa alma: amor sem desejo" (Herman Hesse - Pequenas Alegrias)

Pra mim ler se tornou isso, um ato de contemplação (e absorção) do que está acontecendo no mundo fictício-real-imaginário-de-outrem e que se torna meu. E, contemplo sentindo o prazer que a leitura me dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário